Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Lista entregue

Nilson Naves entrega lista tríplice ao ministro da Justiça

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves, entregou ao ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, a lista tríplice para que seja iniciado o processo, no âmbito do Poder Executivo, de escolha do ministro que irá ocupar uma vaga no quadro de ministros do STJ. O ministro Paulo de Tarso deve enviar o documento ao presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que vai decidir quem terá o nome submetido à sabatina no Senado.

Esta é mais uma etapa do processo concluído na quarta-feira (6/11) no STJ quando os 31 ministros escolheram os três integrantes da lista. Dos 67 candidatos, 12 receberam votos dos ministros no primeiro escrutínio. Pelo fato de terem recebido 17 votos, ou seja, a maioria dos componentes do STJ, o juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Plauto Ribeiro, e o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Teori Albino Zavascki, conquistaram vaga na lista.

Em uma segunda votação, concorreram os juízes Carlos Mathias, da 1ª Região, e José de Castro Meira, do TRF da 5ª Região. Nesta eleição, Castro Meira saiu vencedor ao receber 17 votos dos 31 ministros. Carlos Mathias obteve 14 votos.

Para o ministro Nilson Naves é possível que o processo de sabatina e posse do novo ministro ainda ocorra até o final deste ano.

Revista Consultor Jurídico, 7 de novembro de 2002, 20h12

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 15/11/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.