Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Tognolli em ação

Tognolli defende tese de doutorado na USP na próxima terça

O repórter especial da Revista Consultor Jurídico, Claudio JulioTognolli, defende na próxima terça-feira (12/11), às 14 h, a tese "Falácia Genética, a ideologia do DNA na imprensa" para obter o título de doutor em Comunicação pela ECA-USP.

A banca examinadora será composta pelos professores doutores: Carlos Marcos Avighi (orientador), Jair Borin (diretor do Departamento de Jornalismo da ECA), Gildo Magalhães (físico e matemático do Núcleo de Estudos de História da Ciência) e Marco Segre (professor de Medicina da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Bióetica).

Tognolli, que também é professor da Facom/Unifiam, leu e fichou mais de 1,3 mil livros e analisou cerca de 8 mil artigos, em 9 anos, do jornalismo brasileiro e internacional. A pesquisa resultou em um trabalho de cerca de 800 páginas.

A tese conta com entrevistas de José Marques de Melo, Clóvis Rossi, José Nêumanne, Ulysses Capozoli (diretor da Scientific American Brasil), Leão Serva (diretor do IG) e Rosental Alves (diretor da Universidade de Austin, Texas). Nas Ciências, o trabalho reúne entrevistas exclusivas com os dois maiores biólogos dos Estados Unidos: Richard Lewontin, de Harvard, e Michael Behe, autor do livro A Caixa Preta de Darwin (Zahar, 2000).

Na defesa de sua tese, Tognolli vai tentar provar que os genes não são a palavra final: eles são, sim, alterados por condições de trabalho, psicológicas e emocionais.

Clique aqui para ler mais sobre o assunto

Revista Consultor Jurídico, 6 de novembro de 2002, 14h10

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/11/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.