Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Vulnerabilidades

Especialista faz palestra no Senado sobre segurança tecnológica

O coordenador do curso de Pós-Graduação em Segurança em Redes de Computadores da Universidade Católica de Brasília, professor Jerônimo Osvaldo Dias Jardim, proferiu palestra nesta quinta-feira (31/10), no auditório do Interlegis no Senado Federal, sobre as novas tecnologias disponíveis para segurança de informações corporativas e suas vulnerabilidades. Para o professor, o fator chave em segurança da informação é a conscientização do usuário.

Segundo o professor, qualquer corporação precisa ter uma política de segurança bem definida. Ele citou diversos casos de invasão de redes de computadores em grandes corporações e governos que pensavam estar seguros por terem implementado medidas básicas de segurança. De acordo com Jerônimo Jardim, além do treinamento de uma equipe multidisciplinar, é preciso manter sempre um canal de consultas externas para assegurar atualização sobre novas ferramentas de defesa.

"Diariamente são criados de oito a 10 vírus de computador no mundo todo, especialmente Rússia, Paquistão e China. Além disso, ainda existem os vírus mutantes, que são detectados no primeiro ataque, mas podem retornar e não serem reconhecidos pelos softwares antivírus", explicou.

Jerônimo acrescentou que o mais grave não são os vírus, mas os chamados "cavalos de Tróia" ou "troianos", que dão ao atacante o controle sobre as máquinas da rede. Segundo o professor, um "troiano" e quase imperceptível porque é um arquivo muito pequeno e para ser detectado é preciso um software específico: os que estão à venda não dão conta do serviço.

Fonte: Agência Senado.

Revista Consultor Jurídico, 1 de novembro de 2002, 20h37

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 09/11/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.