Evento internacional

Terrorismo é tema de seminário internacional no STJ

Autor

17 de maio de 2002, 15h07

O Conselho de Justiça Federal promoverá, nos dias 27 e 28 de maio, um seminário internacional sobre terrorismo. O evento acontecerá no auditório do Superior Tribunal de Justiça. Segundo o presidente do STJ, ministro Nilson Naves, especialistas internacionais sobre o assunto e autoridades brasileiras participarão do seminário.

O juiz de Instrução e vice-presidente do Tribunal de Paris (França), Jean-Louis Bruguière, que tem em seu currículo o desmantelamento de núcleos do grupo terrorista Al-Qaeda, braço de Osama Bin Laden, estará no Brasil para proferir uma palestra no evento. O tema da palestra de Bruguière será “O desafio da ameaça islamista no limiar do século XXI: riscos e processo de reação”.

O ex-assessor especial das Organizações das Nações Unidas (ONU) e professor da Universidade de Essex, em Londres (Reino Unido) Nigel Rodley irá relatar suas experiências referentes à tortura.

A primeira conferência do evento será feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Moreira Alves, que enfocará a responsabilidade civil do Estado frente ao terrorismo e à violência. O seminário será encerrado no dia seguinte com um painel sob o comando do vice-presidente do STJ, ministro Edson Vidigal.

Outros palestrantes do seminário serão o consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores Antônio Paulo Cachapuz de Medeiros; o professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Jacob Dolinger e o superintendente regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, delegado Wantuir Francisco Jacini.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!