Nota de repúdio

OAB protesta contra indicação de Calandra para o Denarc

Autor

16 de maio de 2002, 16h53

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP divulgou nota à imprensa, nesta quinta-feira (16/5), para contestar a indicação do delegado Aparecido Laertes Calandra, conhecido como “capitão Ubirajara”, à chefia do Denarc.

Segundo a OAB-SP, Calandra é “um personagem da chamada “guerra suja”, na qual grassou a mais nefasta política de segurança pública” da história de São Paulo.

Leia a íntegra da nota

NOTA OFICIAL

Nas trevas da ditadura militar, certos servidores públicos, dentro de repartições públicas, remunerados com dinheiro público, dedicaram-se ao serviço “público” de torturar selvagemente os inimigos políticos do regime. Esta mancha de nossa história parece ressuscitar inesperadamente quando vem a público que está sendo nomeado para combater a corrupção e a tortura imputadas pela imprensa ao DENARC, justamente um delegado que é acusado de ser um personagem da chamada “guerra suja”, na qual grassou a mais nefasta política de segurança pública de nossa história.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP quer registrar publicamente sua indignação ante tal fato. Os torturadores só têm lugar na História Universal da Infâmia e se encontraram, eventualmente, o abrigo do perdão legal, jamais obterão o perdão do povo que nunca esquecerá seus rastros de sangue.

Por tais motivos, exigimos que tais acusações sejam apuradas e que, se confirmadas, não se prossiga com tais recompensas e promoções para quem cometeu crimes tão nefandos contra a Nação brasileira.

São Paulo, 16 de maio de 2002

João José Sady

Coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Ordem

dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!