Banco de Teses

Capes disponibiliza teses de mestrado e doutorado na Internet

Autor

26 de junho de 2002, 6h00

Um conjunto de informações e resumos de 125 mil teses e dissertações de mestrado e doutorado apresentadas no país, no período de 1996 a 2001, está disponível na página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-MEC) na Internet, em “serviços-indicadores” e “estatísticas-teses-dissertações”.

Para consultar o banco de teses, o interessado tem à disposição uma ferramenta de busca que permite a pesquisa por autor, título, palavra-chave e palavras constantes do resumo. Há também um filtro que seleciona a instituição, o nível (mestrado ou doutorado) e o ano da defesa da tese ou dissertação.

O Administração da Capes, Luiz Horta Barbosa, diz que o serviço integra o projeto da agência, de dar total acesso às informações, como ocorreu com o boletim estatístico e as estatísticas da pós-graduação, também colocados na Internet.

Ele prevê que a aplicação será, em breve, uma das mais demandadas pela comunidade acadêmica.

Para o diretor de Programas, Luiz Valcov Loureiro, o banco de teses é valioso instrumento de pesquisa e dá maior visibilidade à produção científica brasileira. “É uma importante ferramenta para a pesquisa bibliográfica e deverá contar também com versão em inglês”.

As informações são da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!