Coluna do Rio

OAB-RJ quer melhorar português de advogados

Autor

5 de junho de 2002, 13h41

O presidente da OAB-RJ, Octávio Gomes, deve bater o martelo ainda essa semana sobre a criação de um curso para melhorar o português dos advogados. Nas provas de admissão à Ordem nota-se que o português dos advogados está muito ruim.

Alguns advogados chegam a ser humilhados por juízes, que ficam estarrecidos com o baixo nível dos textos apresentados nas ações.

Sob suspeita

O ex-deputado Sérgio Naya volta ao banco dos réus nesta quarta-feira (5/6). O ex-deputado é acusado de sonegação fiscal. O incorporador teria aberto duas contas no Sun Trust Bank, entre 1996 e 1999, sem declará-las em seu Imposto de Renda. A audiência será na 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

Algo mais

Há mais do que aposta especulativa na alta dos juros por trás da recusa dos títulos cambiais pelo mercado. Muitos bancos temem um aumento dos saques nos fundos de renda fixa. Por isso, preferem correr o risco de perder juros a ter de vender às pressas, com descontos elevados, os papéis que já constem em suas carteiras.

O pior é que o ajuste não terminou: ao longo da semana, a maioria dos fundos deverá anunciar perdas adicionais à medida que novos cálculos forem feitos.

Obstáculo

A dificuldade do BC em rolar seus papéis é a taxa exigida pelas instituições financeiras. Para comprar metade do lote e títulos de vencimento em 2003, o único com aceitação mínima, os bancos cobraram 19,65%. A projeção anterior, na média do próprio mercado, era de 19,15%.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!