Eleições 2002

TSE apresenta sistemas de informática usados nas eleições

Autor

3 de junho de 2002, 11h41

Os partidos políticos conhecerão, nesta segunda-feira (3/5), a estrutura básica dos sistemas de informática que o Tribunal Superior

Eleitoral usará nas eleições de outubro. A estrutura abrange as urnas eletrônicas, a totalização dos votos e a rede de comunicação de dados. A apresentação acontece durante todo o dia no auditório da sede do TSE, em Brasília.

Os partidos que considerarem necessário poderão encaminhar

sugestões à Secretaria de Informática do TSE em até cinco dias após a apresentação, como prevê o artigo 14 da resolução nº 20.997/02. Entretanto, caberá exclusivamente ao TSE analisar, julgar e implementar o que considerar “pertinente e conveniente” ao

processo eleitoral.

Os representantes dos partidos, por exigência do TSE, tiveram que se

credenciar previamente de 23 a 31 de maio. No auditório serão apresentadas palestras organizadas pelo TSE de acordo com o programa que o diretor-geral da instituição, Miguel Augusto Fonseca de Campos, divulgou em ofício-circular enviado aos presidentes dos partidos políticos.

O Partido Democrático Trabalhista, além de dois advogados e um

jornalista, credenciou para a reunião os seguintes especialistas da área de informática: Márcio Coelho Teixeira, engenheiro especializado em projetos de hardware e software básico; Pedro Antonio Dourado Rezende, professor PhD do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília; e Amílcar Brunazo Filho, engenheiro especialista em segurança de dados, moderador do Fórum do Voto Eletrônico, página da Internet que há 5 anos questiona a segurança das urnas eletrônicas.

Veja a programação:

9h30 – Abertura

10h30 – Inovações do projeto

11h30 – Integração dos sistemas

12h – Intervalo para almoço

14h – Segurança da informação

15h30 – Funções básicas dos sistemas:

a) Urna Eletrônica

b) Totalização

16h30 – Rede de Comunicação de Dados

17h30 – Encerramento.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!