Critério de seleção

Empresa não pode usar restrição bancária em seleção, prevê projeto.

Autor

22 de julho de 2002, 12h33

As restrições bancárias do trabalhador não podem servir de motivo para demissão ou critério de contratação. O entendimento está exposto no Projeto de Lei 6328/02, do deputado Rosinha (PT-PR), que tipifica como crime esse tipo de conduta de algumas empresas.

Atualmente, algumas empresas utilizam as restrições bancárias junto ao SPC e Serasa para seleção de candidatos. O deputado afirmou que sustar uma contratação por esse motivo prejudica ainda mais o cidadão que está desempregado e que em um determinado momento da vida teve problemas na área financeira.

De acordo com a proposta, o empregador que infringir a lei pagará multa de dez vezes o valor do maior salário de sua empresa. Em caso de reincidência, a multa será dobrada.

O Projeto de Lei 6365/02, do deputado Neuton Lima (PFL-SP), foi apensado à proposta que trata do mesmo assunto. De acordo com esse PL, em caso de perda do emprego por discriminação devida a restrições bancárias, o trabalhador poderá optar entre a readmissão, com ressarcimento integral de todo o período de afastamento e a remuneração em dobro no período de afastamento, corrigida monetariamente e acrescida dos juros legais.

Os projetos estão tramitando na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!