Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Informatização

Sistema Interlegis já conta com 1.292 Câmaras de Vereadores

Mais 680 Câmaras de vereadores de todo o país vão participar do programa Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo, que coloca em contato, por computadores, o Senado, a Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União, as assembléias estaduais e as câmaras municipais. Com isso, sobe para 1.292 o número de câmaras que participam do sistema, o que lhes dá acesso aos mais variados assuntos e informações do legislativo.

As câmaras que aderem ao programa, desenvolvido em Brasília pelo Senado e com participação da Câmara dos Deputados, recebem computadores e impressoras e equipamentos que possibilitam o acesso à internet ou ao sistema Interlegis. Os vereadores e deputados estaduais e federais e senadores interessados passam a ter endereços no sistema, para receber mensagens eletrônicas e mostrar seus projetos e idéias.

O sistema Interlegis permite a promoção de videoconferências, conectando ao mesmo tempo 27 assembléias estaduais, sendo que em oito os participantes podem emitir opiniões e fazer perguntas ao vivo. A rede possibilita aos usuários a pesquisa de leis federais, estaduais e municipais, disponibilizadas no portal do Interlegis.

"Até o final do ano teremos 1.900 câmaras de vereadores conectadas ao Interlegis. Serão milhares de vereadores, deputados e funcionários que poderão ter acesso às mais variadas informações e cursos de aperfeiçoamento", afirma o diretor da coordenação especial do programa do Interlegis, Paulo Fontenele.

A implantação do sistema, financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vem sendo realizada pelo Senado desde 1999. Na primeira fase, cada uma das 27 assembléias dos estados e do DF receberam 20 computadores e equipamentos para vídeoconferências. Depois, entraram no sistema os principais municípios dos estados e, agora, outras câmaras municipais estarão beneficiadas pelo programa.

As informações são da Agência Senado.

Revista Consultor Jurídico, 19 de julho de 2002, 20h05

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 27/07/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.