Vida em risco

ONU receberá lista de 14 novos casos de ameaças no ES

Autor

10 de julho de 2002, 18h56

O Centro de Justiça Global e o Fórum Reage Espírito Santo divulgarão esta semana documento enviado à Organização das Nações Unidas com 52 páginas de relatos assustadores sobre a situação de descontrole no Espírito Santo.

O relatório destaca 14 casos de pessoas ameaçadas de morte no Estado. A lista contém nomes de juízes, advogados e de um jornalista da TV Globo do Rio. O jornalista investigou uma empresa carioca chamada Marwall e, por isso, estaria sendo ameaçado de morte.

O relatório foi remetido ao relator de Direitos Humanos da ONU, Riman Giliani, em Genebra.

Nesta semana, a decisão de arquivar o pedido de intervenção federal no ES levou Miguel Reale Júnior a pedir demissão do Ministério da Justiça.

Em abril desse ano, o Centro de Justiça Global já havia denunciado na Comissão de Direitos Humanos da ONU as ameaças sofridas por pessoas que combatem o crime organizado no Espírito Santo.

O relatório será divulgado durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Na reunião serão discutidas, com organizações de direitos humanos, os encaminhamentos legais para garantir a intervenção no federal no Espírito Santo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!