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Inclusão Digital

Correios iniciam implantação de novos serviços no mundo digital

Estão sendo instalados 5.690 Terminais de Acesso Público à Internet nas Agências de Correio para navegação, cadastramento de endereço eletrônico, recebimento e envio de mensagens eletrônicas e operações de comércio eletrônico, representando o atendimento a uma população beneficiada de mais de 150 milhões de brasileiros.

Segundo dados da última pesquisa do IBOPE, existem, atualmente no Brasil, 14 milhões de usuários de Internet, que representa 8,2% da população brasileira. Assim, os Correios pretendem aumentar de forma significativa o número de novos usuários, contribuindo efetivamente com a redução da desigualdade digital.

Os parceiros tecnológicos, selecionados através da realização de licitações públicas já encerradas, foram selecionados pelos Correios para a operacionalização dos novos serviços.

Terminais de Acesso Público

Será oferecida aos clientes, de forma gratuita, a possibilidade de navegação na Internet pelo tempo de 10 minutos nos sites dos Correios e Portal Rede Governo, e no cadastramento e uso de endereço eletrônico permanente dos Correios. Também será gratuito para os usuários o acesso a sites e serviços patrocinados por parceiros conveniados com os Correios.

O parceiro tecnológico selecionado para o serviço de Terminais para Acesso Público à Internet foi a Unisys Brasil Ltda. Esta empresa será responsável pela instalação, manutenção e gerenciamento dos terminais.

Os equipamentos que compõem os Terminais, bem como o software de gerenciamento de todo o processo, serão fornecidos e desenvolvidos, respectivamente, pela própria Unisys.

O valor de investimento dos Correios para a disponibilização deste serviço ao público brasileiro será de aproximadamente R$ 113 milhões.

Endereço Eletrônico Permanente

Os Correios atuarão, ainda, no segmento de correio eletrônico, fornecendo a cada brasileiro um endereço eletrônico permanente. Tal endereço será obtido através do cadastramento prévio de informações dos usuários, que serão armazenadas em repositórios de dados, nos Correios, e utilizadas com o propósito de atualizações cadastrais junto a órgãos governamentais e cadastros oficiais, previamente autorizadas pelos usuários. O Endereço Eletrônico Permanente proverá serviço de caixa postal, agenda e calendário.

Este endereço eletrônico terá vinculação com o endereço físico do usuário, tornando possível que as informações sejam enviadas e entregues aos destinatários de diferentes formas, de acordo com a sua conveniência e necessidade.

Para a implementação do novo serviço endereço eletrônico permanente, foi selecionado como parceiro tecnológico a BrT Serviços de Internet S.A., que será responsável pelo fornecimento, administração e sustentação da solução de correio eletrônico, assumindo os Correios as atividades de administração e controle de informações dos usuários do serviço.

O valor do investimento estimado é de aproximadamente R$ 19 milhões.

Shopping Virtual

Para as pequenas e médias empresas está sendo implantado o Shopping Virtual dos Correios, com infra-estrutura tecnológica, comercial e logística para venda de produtos na Internet.

O Shopping Virtual dos Correios fornecerá às empresas que atuam no varejo, principalmente para as pequenas e médias, que, pelo porte, não dispõem de capacidade financeira e tecnológica para tal investimento, toda a infra-estrutura tecnológica, comercial e logística, necessária para operar no comércio eletrônico, com qualidade, segurança, confiabilidade e baixo custo. No primeiro ano de operação, estima-se 700 novos varejistas virtuais, com potencial de 4,9 mil lojas virtuais nos próximos anos.

Integrado ao serviço Exporta Fácil dos Correios, o Shopping Virtual irá disponibilizar vitrines em espanhol e em inglês, para que os lojistas a ele conveniados possam alcançar consumidores internacionais.

O novo serviço Shopping Virtual dos Correios terá como parceiro tecnológico o consórcio constituído pelas empresas TBA Informática Ltda, Brasil Online Ltda, Embratel, Paradigma Tecnologia e Orientação Ltda e Universo Online Ltda. Este consórcio será responsável pela implantação, operacionalização e suporte técnico aos lojistas participantes.

O investimento total aproximado é de R$ 18 milhões.

Serviços tarifados

A navegação em outros sites de interesse do cliente, e os serviços de impressão de páginas e transferência de arquivos serão tarifados, por meio da utilização de smart card - cartão dotado de chip eletrônico, capaz de armazenar, com segurança, os créditos adquiridos pelos clientes nos guichês das Agências.

Disponíveis, em princípio, em 50 terminais, também fazem parte da solução, com tarifação específica, os serviços de digitalização de documentos via scanner e a gravação de arquivos de áudio e vídeo para envio anexado a mensagens eletrônicas, além da possibilidade de realização de vídeo conferência entre dois pontos de atendimento.

Certificação

Além destes negócios, estão sendo desenvolvidos os projetos de Autoridade Certificadora dos Correios, uma solução para apresentação e pagamento eletrônico de contas e o serviço de mensageria eletrônica, para o envio de mensagens e documentos de forma segura no ambiente da Internet.

Inclusão digital

Para o atendimento aos portadores de deficiência visual serão disponibilizados 250 terminais com teclado e sinalização em Braille, fone de ouvido e software que possibilita a interação do deficiente com o Terminal de Acesso. Mesma quantidade de terminais será adequada especialmente para os portadores de deficiência locomotora, permitindo a utilização adequada às suas necessidades.

A solução terá orientadores formados na própria comunidade, para facilitação do uso dos terminais por parte dos cidadãos, cumprindo, desse modo, o papel importante da educação no processo de inclusão digital.

O novo Shopping Virtual dos Correios deverá contribuir com a inclusão empresarial ao permitir o acesso de pequenas e médias empresas no comércio eletrônico.

As informações são da assessoria de imprensa dos Correios.

Revista Consultor Jurídico, 3 de julho de 2002, 1h39

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