Carga tributária

Entidades lançam movimento contra aumento de carga tributária

Autor

18 de janeiro de 2002, 16h32

As entidades de prestação de serviços, lideradas pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (Sescon-SP), lançam na próxima semana o “Movimento nacional contra o aumento da carga tributária para o setor de serviços”. Na ocasião, a entidade editará a Carta de São Paulo, com as causas e objetivos do movimento. O encontro será na sede do Sescon-SP.

O movimento é contra o artigo 3º da Medida Provisória nº 22, de 8 de janeiro de 2002. O artigo prevê aumento da alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para as empresas prestadoras de serviços, de 1,08% para 2,88%. A legislação foi editada em substituição ao Projeto de Lei aprovado pelo Congresso Nacional, que corrigia a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física, em 17,5%.

Para o presidente do Sescon-SP, Carlos José de Lima Castro, a medida criou para as empresas de serviços sujeitas ao Regime de Estimativa, um verdadeiro empréstimo compulsório, ferindo o texto constitucional.

“O governo federal não satisfeito em ter penalizado os trabalhadores brasileiros, ao não corrigir integralmente a Tabela do Imposto de Renda na Fonte, enquanto reajustava livremente as tarifas públicas, pretende agora aumentar a carga tributária das empresas de serviços, o que diminuirá a capacidade de investimentos”, diz Castro.

Devem participar do evento, lideranças partidárias, deputados federais, senadores e líderes do setor de serviços de todo o país.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!