Angústia constante

OAB-SP promove seminário sobre proliferação de seqüestros

Autor

17 de janeiro de 2002, 13h24

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP promove, no dia 23 de janeiro, o debate “Faces da Barbárie: A proliferação do Crime de Seqüestro”. O evento será no salão nobre da Ordem, às 18h.

O debate, segundo a Comissão, tornou-se necessário porque o seqüestro é o crime que mais cresce em São Paulo. O aumento, como apontaram as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, e a barbárie na qual as vítimas são submetidas – algumas têm partes do corpo mutiladas e sofrem pressão de morte caso a família não disponha do dinheiro exigido – está deixando a população alarmada.

De acordo com a Comissão, o número de casos registrados no ano passado aumentou para 324%. Em 2000 foram registrados 63 seqüestros contra 267 ocorridos até novembro de 2001 – os de dezembro ainda não foram computados.

O número ainda não é maior porque os chamados seqüestros relâmpagos, quando a vítima é levada para caixas eletrônicos, por exemplo, e não há cativeiro, são computados como roubo.

“O seqüestro está classificado como crime hediondo justamente por causa da brutalidade como é conduzido. Seu aumento é uma terrível ameaça à população, que vive em clima de tensão toda vez que sabe de mais um seqüestro, e acaba se privando de entretenimentos justamente pelo medo de sofrer tal violência. A segurança pública é um dever do Estado e precisamos exigir uma solução imediata do Governo para resolver este problema”, afirma o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, João José Sady.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3116-1074 ou na Rua Senador Feijó, 143, na Comissão de Direitos Humanos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!