Abuso de autoridade

OAB-MA entra com representação contra gerente da Segurança

Autor

26 de fevereiro de 2002, 12h59

A OAB do Maranhão entrega, nesta terça-feira (26/2), ao procurador-geral de Justiça, Suvamy Vivekananda, representação criminal contra o gerente de Justiça e Segurança Pública, Raimundo Cutrim. Ele é acusado de cometer crime de abuso de autoridade.

A OAB-MA afirma que Cutrim obstrui, de forma sistemática, o trabalho dos profissionais que têm clientes presos sob a guarda da Gerência de Justiça e Segurança Pública.

A formalização da representação criminal contra o gerente de Justiça e Segurança Pública foi decidida, por unanimidade, pelo Conselho Seccional da OAB-MA, depois de analisar relatório apresentado pela Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativa do Advogado. A comissão está recebendo inúmeras acusações de abuso de autoridade por parte do gerente de Segurança.

A entidade afirma que chegou a se reunir várias vezes com Cutrim para discutir o assunto. Os apelos da OAB-MA não foram atendidos e o gerente continuou desrespeitando as prerrogativas profissionais dos advogados.

No ano passado, dois advogados foram desagravados pelo Conselho Seccional da OAB-MA, depois de sofrerem ofensas no exercício da profissão por Cutrim.

Em certa ocasião, ele e o delegado Paulo Márcio não deixaram que o advogado José Jailson Nunes Bertoldo acompanhasse o depoimento do seu cliente. O advogado foi barrado na porta da Gerência de Segurança, assim como os membros da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativa da OAB-MA, que foram ao órgão prestar-lhe apoio.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!