Universidade parada

Juíza cassa liminar que determinava volta às aulas em universidade

Autor

20 de fevereiro de 2002, 12h20

Os formandos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) podem atrasar ainda mais o tempo para sair da faculdade. Os professores da têm permissão para continuar a greve que já dura mais de 150 dias.

A juíza da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Maria de Fátima Freitas Labarrère, suspendeu a liminar que determinava o retorno ao trabalho de 75% dos professores e servidores da UEL. A paralisação começou em setembro do ano passado.

Segundo a juíza, a questão é saber se o direito à educação deve prevalecer sobre o direito à greve, ambos reconhecidos na Constituição. “O princípio à dignidade humana e o direito à vida têm prevalecido por sua relevância”.

A juíza lembrou que a greve é um movimento social de legítima defesa de manutenção do poder aquisitivo do salário “que possui natureza alimentar e, em conseqüência, condiz com a própria preservação da vida”. Também concluiu que “o direito à educação sairá fortalecido com os servidores condignamente remunerados”.

A liminar concedida pela 2ª Vara Federal de Londrina previa multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

O Sindicato dos Professores do Ensino Superior Estadual de Londrina (Sindiprol) e o Sindicato dos Servidores Públicos Técnicos Administrativos da UEL (Assuel) recorreram ao TRF para pedir a suspensão da liminar.

De acordo com as entidades, a alegação do governo do Estado de que o objetivo da greve é obter reajuste salarial está distorcida. Afirmam que buscam a reposição de perdas salariais dos últimos seis anos. Além disso, afirmaram que os servidores lotados em setores essenciais estão mantendo suas atividades.

Processo nº 2002.04.01.004302-8/PR

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!