Contas fiscalizadas

Ministério cria site para inibir corrupção em prefeituras

Autor

6 de fevereiro de 2002, 11h31

O novo sistema eletrônico que permitirá aos prefeitos de todo o Brasil a consulta – via internet – de processos em andamento no Ministério da Integração Nacional deverá inibir a utilização irregular de verbas federais destinadas aos municípios. Essa é a previsão do ministro Ney Suassuna, que apresentou o novo sistema ao presidente Fernando Henrique Cardoso e a outros ministros, esta semana.

Suassuna – que está no cargo há quase três meses – informou que existem atualmente cerca de 37 mil projetos em trâmite na Integração Nacional. Somente em dezembro, o ministério liberou cerca de R$ 1 bilhão para as prefeituras implementarem vários projetos.

– Os prefeitos que estão longe de Brasília são vítimas dos despachantes na hora em que precisam obter acesso a esses documentos – disse Suassuna. As prefeituras deverão se livrar dos atravessadores e economizar entre 5% e 10% com a utilização do site criado pelo departamento de informática do próprio Ministério da Integração Nacional.

O projeto rendeu à Suassuna um apelido. Segundo FH, disse o ministro, em “apenas pouco meses Suassuna tornou-se o ministro mais on-line de Brasília”.

A consulta é simples: logo após o acesso à página principal do site do ministério, o usuário clica no banner “Consulta Processual”. Ao abrir uma nova janela, há duas opções: pesquisas “direta” ou “geral”. O usuário preenche os dados do cadastro e acessa automaticamente o processo desejado.

Fonte: GloboNews.com

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!