Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Biblioteca online

Acervo de biblioteca da Justiça Federal pode ser consultado na Web

O acervo da biblioteca do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, com cerca de 18 mil títulos de livros e artigos de periódicos jurídicos, pode ser consultado pela Internet. O CJF, os Tribunais Regionais Federais e as Seções Judiciárias - que ao todo somam 33 bibliotecas - estão trabalhando na implantação do Sistema Thesaurus de Automação de Bibliotecas.

A intenção é montar uma rede com interface única de pesquisa em toda a Justiça Federal. A criação da Rede de Bibliotecas da Justiça Federal possibilitará o acesso a todos os acervos das bibliotecas e a padronização do trabalho entre as unidades, uma vez que um documento já catalogado não precisará ser novamente processado pelas bibliotecas que fizerem parte da rede.

A base de dados da biblioteca se encontra na página do CJF, em "consultas on-line" e possui informações relativas ao seu acervo. É atualizada diariamente e tem cerca de dez mil livros, 460 títulos de periódicos jurídicos, 245 títulos de vídeo, 81 títulos de CD-Roms, 8.100 artigos indexados de periódicos, 640 notícias de jornais indexadas, publicações oficiais e atos normativos do CJF. As consultas podem ser feitas pelo assunto pesquisado, por autor, por título, por número, no caso de periódicos, e editora e ano de publicação dos livros.

A especialização dos acervos é outra expectativa do projeto. Cada biblioteca poderá adquirir um número maior de títulos para pesquisa caso seu acervo trate com maior atenção de um determinado assunto. Assim, uma biblioteca teria mais informações sobre Direito Tributário, outra sobre Direito Ambiental e todas compartilhariam essas informações, enriquecendo a base de dados da Justiça Federal.

Revista Consultor Jurídico, 2 de dezembro de 2002, 11h18

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 10/12/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.