Volta ao trabalho

Juiz manda Banco do Brasil reintegrar funcionário demitido em GO

Autor

30 de agosto de 2002, 19h30

Auriel Martins Ferreira deve ser reintegrado ao quadro de funcionários do Banco do Brasil. A decisão é da juíza da 8ª Vara do Trabalho de Goiânia, Alciane Margarida de Carvalho. Ferreira trabalhava na agência Goiatuba-GO e foi demitido pelo banco em julho de 2001.

Ferreira era portador de doença ocupacional (Ler/Dort) e, por esta razão, teve queda na sua produtividade. A direção do banco, através da gerência da agência, resolveu demitir o empregado sem justa causa após mais de 27 anos de serviços.

A juíza entendeu que a demissão era nula porque Ferreira não estava apto ao trabalho e não poderia, desta forma, ter sido demitido. Ela determinou a imediata reintegração do bancário ao trabalho, o cancelamento da baixa do contrato de trabalho na Carteira de Trabalho e o pagamento dos salários e vantagens de todo o período em que o empregado esteve afastado, incluindo 13º salário, férias e contribuições oficiais.

A juíza ainda considerou o banco culpado pela doença ocupacional de Ferreira. Ela determinou que se efetue o pagamento de R$ 74.117,97 por danos morais, uma vez que ele foi demitido por perseguição durante período de estabilidade contratual e enquanto não estava apto ao trabalho.

O Banco do Brasil tentou suspender a decisão da juíza através de embargos e ação cautelar junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, em Goiás. Os embargos foram considerados procrastinatórios, o que resultou em mais uma condenação contra o banco de 1% do valor da causa. Já a ação cautela que pedia liminarmente a suspensão da decisão restou indeferida pelo Tribunal.

Ferreira esteve na agência de Goiatuba do Banco do Brasil com o advogado Ivanildo Lisboa Pereira para acompanhar a reintegração ao cargo feita por Oficial de Justiça. O Departamento de Recursos Humanos do Banco do Brasil está providenciando as anotações devidas.

RT 550/2002

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!