Monitoramento do Plenário

Sistema permite acompanhar reuniões de comissões da Câmara

Autor

26 de agosto de 2002, 16h44

Acompanhar as atividades das comissões da Câmara dos Deputados a partir desta semana ficará mais fácil. Está entrando em operação o novo sistema interno de acompanhamento audiovisual da Casa, por meio do qual o usuário poderá acompanhar, simultaneamente, todas as reuniões, inclusive as realizadas no auditório Nereu Ramos, como ocorre com o Plenário.

O diretor da Coordenação de Audiovisual da Câmara, Sílvio de Paula Borges, informou que o atual sistema limita-se à gravação do áudio das reuniões. “Se um parlamentar ou outro interessado quisesse obter informações discutidas internamente deveria procurar o arquivo de cada comissão. Com esse novo sistema, poderá conseguir imediatamente essas informações, já que haverá um canal para cada comissão”, esclareceu, acrescentando que, nessa primeira fase, a rede será acessível somente aos aparelhos internos, hoje cerca de 850. “Cada televisor receberá uma chave seletora para que o usuário escolha a rede interna ou a TV a cabo”.

Monitorização

O processo de instalação do novo sistema teve início em maio, por iniciativa da presidência da Casa, que pretendia disponibilizar aos parlamentares um meio mais fácil e rápido de acompanhamento. “Como o serviço de monitoramento do Plenário já se mostrara útil, o Presidente considerou importante estendê-lo aos demais pontos de reunião da Casa. A iniciativa não só se revelou útil como barata, uma vez que já dispúnhamos de mão-de-obra especializada e da estrutura básica para a implantação do sistema”, explica Sílvio de Paula Borges.

Com investimento de R$ 600 mil, cada comissão está recebendo um sistema próprio de gravação composto de um par de câmeras, uma controladora das câmeras, um modulador de vídeo para a geração do canal e um gerador de caracteres responsável pelas informações acerca do evento. Os mesmos operadores do atual sistema de áudio controlarão o novo. “Não adquirimos novos aparelhos, apenas fizemos uma melhor utilização dos recursos já existentes”, destacou o coordenador, para quem uma das funções mais relevantes do sistema será acabar com a falsa imagem de que a Casa está ociosa nos períodos em que o Plenário não estiver reunido, “o que aumenta a transparência sobre os trabalhos”.

Nesse sentido, já está sendo providenciado um painel de exibição, denominado Vídeo Wall, a ser instalado no salão Verde, de onde se poderá acompanhar, simultaneamente, todas as reuniões das comissões, sendo que as reuniões da Comissão Mista de Orçamento serão transmitidas ao vivo para o Senado Federal.

Segunda fase

A instalação do novo sistema de acompanhamento das comissões será um importante instrumento de trabalho para os diversos veículos de comunicação da Casa, da Secretaria Geral da Mesa e do Departamento de Comissões, além de possibilitar a formação de um arquivo de imagens, assegurou Sílvio de Paula.

Entre as possibilidades abertas pelo sistema, está sua utilização em vídeo conferências, além da introdução dos sinais gerados na intranet e posteriormente na internet, fazendo com que os usuários possam acessar as reuniões em curso, de qualquer ponto do país ou do mundo. “Tudo dependerá apenas da aquisição de alguns equipamentos necessário para a adaptação”, ressaltou o coordenador.

Fonte: Agência Câmara.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!