Clima de expectativa

Gloria Trevi: STF julga recurso após tramitação de Extradição.

Autor

22 de agosto de 2002, 19h23

Despacho do ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso, afirma que os pedidos da defesa da cantora Glória Trevi serão examinados depois que o processo de Extradição for retomado.

O ministro Carlos Velloso disse no documento que o andamento da Extradição está suspenso por causa do pedido de refúgio da cantora ao Ministério da Justiça.

O despacho do relator foi em relação à petição que os advogados de Gloria Trevi pediram a declaração incidental de ilegalidade do processo de Extradição, bem como da decisão do plenário que aprovou a Extradição, em dezembro de 2000.

A cantora mexicana pediu ao governo brasileiro o reconhecimento da condição de refugiada. A solicitação foi comunicada pelo Ministério da Justiça, em fevereiro de 2001, ao Supremo que, em setembro do mesmo ano, decidiu paralisar o andamento da ação de Extradição.

A decisão do Plenário, aprovada em Questão de Ordem, foi de que um pedido de refúgio suspende qualquer processo de Extradição pendente, seja em fase administrativa ou judicial. O processo permanece suspenso até decisão final do Tribunal.

Para dar andamento ao processo de Extradição, o Supremo terá que julgar, primeiro, o mérito de um Mandado de Segurança movido pela defesa da cantora mexicana contra o processo administrativo sobre o pedido de refúgio.

Originalmente ajuizado junto à Justiça Federal, o Mandado de Segurança foi proposto contra o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão do Ministério da Justiça encarregado de analisar o pedido de asilo político no Brasil. A ação solicitou e obteve a concessão de uma liminar que suspendeu o andamento do processo de refúgio.

O Ministério Público Federal recorreu, então, ao Supremo, que acolheu a Reclamação (Rcl 2069) ao reconhecer que a Justiça Federal usurpou a competência da Corte no julgamento da matéria.

EXT: 783

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!