Confusão em Jacareí

Repórter e juiz acusado de matar a mulher vão parar na Delegacia

Autor

22 de agosto de 2002, 17h11

Os cinco anos de morte da professora Marlene Aparecida de Moraes Tavares foram marcados por confusão em Jacareí (SP), nesta quinta-feira (22/8). O juiz Marco Antônio Tavares, acusado pela morte da mulher, e o repórter da Rede TV, Marcelo Bittencourt de Almeida, foram parar no 2º Distrito Policial de Jacareí. O repórter tentou entrevistar o juiz em sua casa e não conseguiu. A fita da Rede TV foi apreendida pela Polícia.

De acordo com o delegado Antônio Sérgio Pereira, o juiz alegou que não queria ser incomodado em sua casa e, por isso, jogou um jato de água no repórter e na sua equipe. O jornalista argumentou que apenas cumpria sua função. Na delegacia foi lavrado um termo circunstanciado de injúria real.

A procuradora de Justiça, Valderez Abbud, informou que o Ministério Público de São Paulo vai pedir a pena de 18 anos em regime integralmente fechado. Segundo a procuradora, o juiz deverá ser julgado no próximo mês pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Nos autos, o juiz defende a tese de que a mulher não está morta e teria sido vista no Nordeste e na Alemanha. O MP rejeita a alegação. “Temos provas suficientes de que o corpo encontrado era o da professora”, disse a procuradora. Valderez afirma que as impressões digitais de Marlene foram apagadas para que ela não fosse reconhecida.

De acordo com o MP, quando o corpo foi encontrado em 22 de agosto de 1997 em uma estrada, entre Taubaté e Campos do Jordão, o juiz disse à Polícia que não era a mulher dele mesmo antes de fazer o reconhecimento. A família foi até o locar e fez o reconhecimento. A irmã de Marlene reconheceu uma jóia que ela tinha ganhado aos 15 anos de idade.

O exame de DNA nada concluiu porque o corpo estava em estado de putrefação, o que dificultou a análise do material genético. Entretanto, foi feito exame de arcada dentária pelo dentista da família. O corpo foi reconhecido.

A procuradora afirma que a morte foi provocada com a “intenção de se negar a materialidade do crime”. Valderez disse que quando o crime aconteceu o casal estava separado de fato.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!