Infrações anuladas

Justiça cancela multas aplicadas por radares móveis no DF

Autor

13 de agosto de 2002, 17h52

As multas aplicadas por radares móveis no Distrito Federal nos períodos de 20 de julho a 23 de agosto e 10 de outubro a 15 de outubro, de 2001, devem ser canceladas. Os contribuintes que já pagaram as multas devem ter os valores restituídos. A decisão é do juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Esdras Neves de Almeida. Ainda cabe recurso.

A decisão foi proferida em duas ações civis públicas movidas pelo Ministério Público. De acordo com a sentença, nesses períodos, a empresa responsável pela instalação e funcionamento dos radares móveis emitiu multas sem o acompanhamento de um agente do Detran, que é órgão responsável pela fiscalização do trânsito.

Segundo o juiz, “a utilização de meios eletrônicos móveis ou fixos para a fiscalização de trânsito são de importância ímpar eis que a exatidão, a agilidade e a eficiência de tal fiscalização revelam o controle rígido da atividade de trânsito na cidade, o que só traz benefícios para a população”. Almeida afirmou que “incumbe à Administração pautar sua conduta com observância não só na modernidade e eficiência mas também na legalidade e moralidade de seus atos”.

Para ele, “o Poder Público distanciou-se da trilha legal ao transferir sua função estatal de fiscalização e policiamento do trânsito da cidade a particular”.

O juiz citou a cláusula 5.1 do contrato firmado entre o Detran e o Consórcio SDF, que estima “em 39 milhões de reais o valor a ser pago ao consórcio. A importância “é calculada com base na previsão de multas que serão aplicadas por infração de trânsito, no prazo de 30 meses”. O juiz entendeu que isso significa “um mínimo ‘obrigatório’ de multas a ser aplicado à população do DF”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!