Estréia na TV

Programa da Justiça Federal passará na TV Cultura e na TV Justiça

Autor

5 de agosto de 2002, 11h41

O programa “Via Legal” marcará a estréia, ainda em agosto, da Justiça Federal na televisão. O Conselho da Justiça Federal, em parceria com o Superior Tribunal de Justiça e com os Tribunais Regionais Federais, instituiu Centro de Produção de Programas da Justiça Federal para Televisão. O informativo de 26 minutos será transmitido nas emissoras afiliadas da TV Cultura em todo o país e também na TV Justiça.

A implementação do centro de produção funcionará nas dependências do Centro de Estudos Judiciários, que será o órgão coordenador da programação produzida no STJ e nos cinco Tribunais. A Rede Minas está fornecendo a consultoria técnica e apoio operacional. A secretária de Ensino do Centro de Estudos Judiciários e coordenadora das atividades do Centro de Produção é Jaqueline Mello.

Segundo o presidente do STJ e do CJF, ministro Nilson Naves, “é preciso aproximar a Justiça da imprensa”. De acordo com ele, esse é o caminho para “decodificar” linguagem jurídica, tornando-a acessível ao cidadão comum. “A linguagem empregada pela imprensa ajuda a aproximar o povo do Judiciário”, conclui Naves. Além disso, acrescenta, “o Judiciário é uma das mais importantes fontes de informação da atualidade”.

Nos cinco TRFs e no STJ os encarregados de produzir e encaminhar a programação ao Centro serão os assessores de comunicação social, com o apoio de uma equipe técnica contratada e das afiliadas locais da TV Cultura.

Os órgãos participantes do centro de produção pretendem ampliar gradualmente o tempo de exposição no canal aberto e ainda na TV Justiça. A intenção é criar uma série de programas diferenciados, tais como “telecursos” voltados para profissionais do Direito ou para o público em geral, informativos jornalísticos, documentários, transmissão das sessões de julgamento dos tribunais e de eventos institucionais, assegurando a presença da Justiça Federal na mídia televisiva.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!