Cláusula anulada

Leasing não pode ser reajustado pelo dólar, reafirma STJ.

Autor

25 de abril de 2002, 12h57

Contratos de leasing não podem ser reajustados pelo dólar se disso decorrer onerosidade abusiva. O entendimento foi reafirmado pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, que impediu a Ford Leasing de manter cláusula de reajuste pelo dólar em contrato de leasing firmado com uma funcionária pública.

Para a Corte, mesmo que não houvesse excessiva onerosidade, a instituição financeira deveria provar que os recursos provenientes em moeda estrangeira foram captados no mercado externo e empregados exclusivamente na operação firmada, o que não ocorreu. Assim, não poderia prevalecer a correção pela variação cambial do dólar.

Em março de 1998, a funcionária pública firmou contrato de leasing com a Ford ao adquirir um veículo Ford Escort. O automóvel foi financiado em 36 parcelas mensais de R$ 1.204,00, reajustadas pelo dólar norte-americano.

A consumidora alega que o dólar americano valorizou-se em relação ao Real em aproximadamente 70%, somente nos primeiros 20 dias de janeiro de 1999. Neste período, o funcionalismo público não teve reajuste salarial.

A funcionária pública propôs ação contra a Ford Leasing para pedir a anulação de cláusula que vincula o reajuste das prestações ao dólar americano.

A 11ª Vara Cível de Brasília concedeu liminar para a consumidora. A Justiça entendeu que a supervalorização do dólar frente à moeda nacional acarretou desequilíbrio entre as contratantes. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios manteve a decisão. Segundo o TJ-DFT, a brusca desvalorização do Real configura hipótese prevista no Código de Defesa do Consumidor.

A Ford Leasing recorreu ao STJ. A empresa argumenta que não há relação de consumo. Além disso, alega a impossibilidade de se afastar cláusula licitamente contratada.

A ministra relatora, Nancy Andrighi, não acatou os argumentos da Ford. Ela lembrou que a Terceira Turma recentemente firmou o entendimento de que o abandono do sistema de bandas para a cotação da moeda americana, que resultou em considerável aumento do seu valor perante o real, constitui fato superveniente capaz de propiciar a revisão do contrato.

Processo: RESP 373.052

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!