Coluna do Rio

Justiça carioca quer eliminar arquivo de quase três séculos

Autor

19 de abril de 2002, 15h06

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro quer eliminar parte do arquivo que mantém há quase três séculos. O arquivo inclui documentos com as primeiras leis trazidas de Portugal para o Brasil.

Existem mais de 480 mil caixas guardadas de forma inadequada ou desnecessária. Os funcionários começaram a ser treinados para não guardar documentos que podem ser dispensados de arquivo.

O presidente do TJ-RJ, desembargador Marcus Faver, anunciou a construção de um arquivo em São Cristovão, com as mais modernas técnicas de preservação.

Tempo fechado

As coisas estão mudando para o presidente do Flamengo, Edmundo Santos Silva. Na última reunião do Conselho Deliberativo do clube, o novo uniforme cinza apresentado pela Nike foi recusado por todos e vaiado.

Os conselheiros aprovaram, por unanimidade, que o Conselho Fiscal apure todas as irregularidades apontadas pelo relatório da Comissão Especial sobre os US$ 81 milhões de dólares que a ISL entregou ao clube.

Em tempo: vem aí uma sugestão do Conselho Jurídico do Flamengo para que Silva renuncie o mais rápido possível.

Sem mágoas

Segundo um amigo íntimo de FHC, “ele é um homem que não guarda mágoas”. O amigo citou como exemplo a invasão dos sem-terra na fazenda da família, em Buritis. FHC ficou “até com pena e disse que a politização está comprometendo a luta justa do movimento”.

De acordo com esse amigo, o presidente levou um choque quando foi informado de que haviam entrado em seu quarto. Também teria rido quando soube que os manifestantes comeram toda a carne do freezer e colocaram a ração dos cachorros no lugar.

Assédio moral

A francesa Marie Hirigoyen, autora de livros sobre “assédio moral” está no Rio de Janeiro. Ela foi convidada por deputados cariocas por causa de uma lei que tramita na Alerj.

Segundo uma pesquisa da PUC-SP, entre 2 mil empregados de 97 empresas paulistas 42% já sofreram terror psicológico ou humilhações por parte de seus chefes. Do total, 65% são mulheres.

Revista Consultor Jurídico, 19 de abril de 2002.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!