Gol contra

Governo discute cumplicidade de seus advogados com parte contrária

Autor

13 de abril de 2002, 17h51

Os procedimentos administrativos disciplinares foram discutidos pelo procurador seccional da União em Uberlândia (MG), João Carlos Souto, no I Encontro da Advocacia-Geral da União.

“Pelo que constatamos na Corregedoria-Geral da União da Advocacia-Geral da União, o procedimento administrativo disciplinar é um ilustre desconhecido”, disse o procurador justificando que este procedimento não está no dia-a-dia dos advogados públicos.

Durante a palestra, ele esclareceu dúvidas sobre a instalação e desenvolvimento do processo administrativo-disciplinar. Lembrou também que precisa ser realçada a importância desses procedimentos na defesa do interesse da União.

“Nós imaginamos que a defesa da União se dá na área contenciosa, mas isso não é unicamente verdade. O processo administrativo-disciplinar é uma forma também de defender o patrimônio da União na medida em que você está procurando punir aqueles que cometem irregularidades no exercício da função pública”.

João Carlos abordou ainda a importância do respeito dos princípios constitucionais para evitar a anulação posterior das conclusões dos Processos Administrativos Disciplinares no Judiciário.

Não são poucos os casos de indenizações milionárias que, quando são revistos, descobre-se terem sido forjadas com a cumplicidade de agentes do poder público.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!