Golpe na Venezuela

Militares derrubam Hugo Chavez na Venezuela

Autor

12 de abril de 2002, 9h48

O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, foi deposto pelo comando militar de seu país. O Congresso foi fechado e a Suprema Corte dissolvida. O anúncio foi feito pelo general Lucas Rincón, principal chefe militar venezuelano. O empresário Pedro Carmona assumiu interinamente a Presidência, pelo prazo previsto de 1 ano. Chavez foi preso.

A “renúncia” aconteceu horas depois de incidentes entre manifestantes partidários e opositores civis de Hugo Chávez. Houve 11 mortes e mais de 95 pessoas ficaram feridas, de acordo com os números oficiais.

Chavez havia manifestado a sua intenção de permanecer no poder. Chegou a assegurar que tinha o controle da situação e o respaldo militar.

Veja o texto lido pelo general Rincón

“Os membros do Alto Comando Militar deploram os lamentáveis eventos ocorridos na capital no dia de ontem. Ante tais fatos, foi solicitada ao senhor presidente da República a renúncia de seu cargo, que foi aceita.

Nós, membros do Alto Comando Militar, pomos a partir deste momento nossos cargos à disposição, e os entregaremos aos oficiais que forem designados pelas novas autoridades.

Finalmente, quero pedir ao glorioso povo da Venezuela que mantenha a calma e exerça um civismo exemplar, rejeitando toda incitação à violência e à desordem, e que tenha fé em sua Força Armada”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!