AGU em ação

FHC e Marco Aurélio encontram-se em evento da AGU

Autor

9 de abril de 2002, 20h30

Com a participação de cerca de 700 advogados públicos, acontece nesta quinta-feira (11/4) o I Encontro Nacional de Integração da Advocacia-Geral da União, no auditório do Superior Tribunal de Justiça.

Conduzido pelo ministro Gilmar Mendes, o evento terá, na abertura dos trabalhos, os presidentes da República, Fernando Henrique Cardoso, e do STF, Marco Aurélio de Mello.

Na ocasião, o advogado-geral deve anunciar a fusão das Procuradorias Regionais da União (que atuam junto aos TRFs) com as Procuradorias da União (que atuam na primeira instância). A medida, segundo Gilmar Mendes, “inscreve-se dentro do projeto de racionalização da defesa da União”. Com a iniciativa, os advogados públicos poderão compartilhar suas respectivas cargas de trabalho com mais lógica, explica.

Gilmar Mendes deve comunicar também o envio ao Congresso de projeto que cria a Procuradoria Regional Federal, destinada à coordenação dos órgãos vinculados à AGU (autarquias, fundações e universidades federais).

Atualmente, a AGU responde diretamente pelo trabalho de 591 advogados da União, sendo que cerca de cem atuam em Brasília. Indiretamente, o órgão coordena a ação de perto de 3 mil advogados públicos lotados nos órgãos vinculados.

Na sexta-feira (12/4), o presidente do STF, ministro marco Aurélio, proferirá palestra sobre os “Pressupostos de Admissibilidade de Recursos Extraordinário, Especial e de Revista”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!