Licença remunerada

Justiça garante licença remunerada a militar portador de HIV

Autor

28 de setembro de 2001, 17h14

Um militar de Santa Catarina, portador do vírus da Aids há três anos, deve ser liberado de suas atividades no Exército para tratamento. A decisão, por unanimidade, foi da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. De acordo com a sentença, o militar deve continuar recebendo os seus vencimentos.

Conforme o relator da ação, juiz Edgard Lippmann Júnior, a concessão da licença deve ser antecipada porque a demora traria conseqüências prejudiciais à saúde do cabo, que estaria submetido à rotina diária do quartel até o julgamento final do processo.

“É inaceitável que, constatada a existência de moléstia crônica que necessita de atendimento médico contínuo, sobretudo quando a doença apresenta um quadro de gravidade evolutivo, o autor seja considerado ‘apto com restrições’ para o serviço militar e obrigado a permanecer no serviço ativo, cumprindo normalmente as atividades”, declarou o juiz.

Segundo o militar, algum tempo após descobrir ser soropositivo, foi afastado para fazer tratamento por quase quatro meses. No final desse período, foi examinado pela Junta de Inspeção de Saúde do Exército, e foi considerado “apto com restrições”. Ele, então, entrou na Justiça para que fosse reformado por incapacidade.

Em fevereiro deste ano, o juiz da 4ª Vara Federal de Florianópolis, concedeu liminar garantindo a licença remunerada até o julgamento do mérito da ação. O juiz lembrou que a Lei 7.670, de 1988, incluiu a Aids entre as moléstias irreversíveis geradoras de incapacidade definitiva.

A União recorreu ao TRF, interpondo um agravo de instrumento para solicitar a suspensão da medida. O que foi negado.

AI 2001.04.01.013350-5/SC – 2000.72.00.009061-5

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!