Longa espera

União é condenada a indenizar paciente por demora em cirurgia

Autor

27 de setembro de 2001, 16h41

Uma paciente que demorou quase quatro anos para ser operada de hérnia de disco pelo Hospital de Traumato-Ortopedia, ligado ao antigo Inamps, deve ser indenizada em R$ 15 mil. A decisão é da 2ª Turma do TRF da 2ª Região, por unanimidade, ao condenar a União por danos morais.

A indenização foi reafirmada durante o julgamento de uma Apelação Cível da União contra sentença da 28ª Vara Federal. Os juízes consideraram injustificada a demora da cirurgia, que só foi feita após ordem judicial, em 1994. A paciente apresentou, em 1990, um atestado médico comprovando que ela já vinha sofrendo dores há dois anos.

A União alegou que o hospital atendeu a paciente dentro do possível, utilizando os meios existentes à época e que as técnicas para a cirurgia eram recentes no país. Também argumentou que havia uma lista muito grande de interessados na operação. Acrescentou que não houve omissão de socorro por parte dos médicos.

Segundo a União, a Administração Pública não tem a obrigação de indenizar danos sofridos se tiver agido dentro de suas disponibilidades, pois a legislação brasileira não adota a teoria do risco integral nos casos de responsabilidade civil do Estado.

O relator do processo, juiz Sergio Feltrin, reconheceu que houve dano à paciente, já que ela teve que conviver durante anos com dores físicas e sofrimento. “Não é porque é notório o fato de assistência médica deferida àqueles mais necessitados ser ineficiente que vamos passar a aceitá-la como natural e tolerá-la. Toda vez que qualquer pessoa vier a juízo e demonstrar que determinado dever estatal, como estatuído no art. 196 da Carta de 1988, deixou, de forma irrazoada, de ser observado, deverá receber a tutela jurisdicional de modo a possibilitar o exercício do correspondente direito”, disse.

Processo: 2000.02.01.023083-6

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!