Fraude no ar

Imagens de palestinos comemorando da CNN seriam da Guerra do Golfo

Autor

15 de setembro de 2001, 13h55

A emissora estatal espanhola, TV3, informou em seu noticiário das 20h30 desta sexta-feira (14/9) que as primeiras imagens transmitidas pela CNN, mostrando comemorações de palestinos pelo atentado covarde contra edifícios de Nova York, não seriam verdadeiras.

As imagens levadas ao ar seriam de 1991, gravadas durante a Guerra do Golfo. Para o professor espanhol de Direito Penal, Joan J. Queralt, ainda que muçulmanos tenham se regozijado com a tragédia, faltou responsabilidade e compostura à CNN, uma vez que o impacto das imagens influenciaram decisivamente no ímpeto de vingança americana.

Para o professor espanhol, a abordagem excessivamente tendenciosa e simplista da TV americana gera sentimentos irracionais como o patriotismo cego, que ele define como “o refúgio dos canalhas”, porque se tende a achar que “vale tudo quando se trata de pátria e segurança”.

A revista Consultor Jurídico encaminhou pergunta a respeito do alegado uso de imagens trocadas à emissora, através do site CNN.com, às 10h15 deste sábado mas não teve resposta até às 14h10.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!