Privacidade na Web

Livro aborda privacidade na Internet e legislação

Autor

3 de setembro de 2001, 15h45

Mais de um terço das mensagens que circulam na Web não têm interesse para quem as recebe. A informação pode ser encontrada no livro “Privacidade na Internet – um enfoque jurídico”, do advogado Amaro Moraes e Silva Neto.

“Além de significar perda de tempo, esses e-mails indesejados, conhecidos como lixo ou spam, são também sinônimos de gasto extra. A Associação Brasileira de Provedores de Acesso, Serviços e Informações na Internet do Rio fez um estudo estimando que, mensalmente, sejam gastos R$ 90 milhões por excesso de tais mensagens”, afirma a obra.

A distribuição de lixo cibernético é combatida pelo autor, que chega até a responder possível questionamento do tipo: “Porque simplesmente não apagar o spam?”. Segundo ele, “apagá-lo é, de certo modo, aprovar a atitude do spammer”. Além disso, “é renunciar ao direito à privacidade, à tranqüilidade e é compactuar com o que discordamos”.

O livro define o que é privacidade para poder tratar de monitoramento de e-mails, da diferença entre hackers e crackers, de cookies e a manipulação para a formação de banco de dados e da responsabilidade civil dos webmasters.

A obra da Editora Edipro trata, ainda, da preservação de privacidade na Internet, criptografia simétrica e assimétrica e legislação.

A editora também é responsável pelo lançamento dos livros: “Direito Eletrônico – A Internet e os Tribunais”, “O Direito na era das Redes” e “Comércio e contratos eletrônicos”, entre outros. O endereço eletrônico da editora é [email protected] e o telefone: (11) 3107-0061.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!