Em família

Anamatra denuncia casos de nepotismo em Tribunal do MA

Autor

18 de outubro de 2001, 18h02

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) confirmou que há casos de nepotismo no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão. A Associação entregou, nesta quinta-feira (18/10), ao procurador-geral do Tribunal de Contas da União, Lucas Furtado, uma representação contra o TRT maranhense, onde há treze casos de parentes de juízes, não ocupantes de cargos efetivos, preenchendo cargos comissionados.

O presidente da Anamatra, Hugo Melo Filho, afirmou que esta é a primeira representação a ser entregue ao TCU, visando o afastamento de parentes em situação irregular. “Fomos surpreendidos positivamente com o resultado do levantamento em todos os Estados. Apenas em sete dos 24 TRTs foram encontrados casos de nepotismo, os quais, somados, não chegam a quarenta”, afirmou.

Os nomes indicados na representação são: Fernanda Martins Dantas, Gláucia Maria Tavares, Marcelo Vieira Linhares e Maria José Sousa Dourado (respectivamente filha, irmã, genro e esposa do atual presidente do Tribunal, Alcebíades Tavares Dantas); Darclay Frazão Burlamaqui Coelho e Raimunda Berenice B. de Freitas (nora e sobrinha da juíza aposentada Amélia Branco Bandeira Coelho).

Dentre os outros nomes estão, Marcello de Albuquerque Belfort e Márcia Regina Belfort Salgueiro (filho e irmã do juiz aposentado Fernando José Cunha Belfort); Giane Maria Costa de Souza, Maria da Penha Costa de Souza e Paulo Chaves de Souza (filha, esposa e irmã do juiz Gilvan Chaves de Souza); Sérgio Martins de Araújo (filho da juíza aposentada Maria Ione Martins de Araújo); e Manuel Alfredo Martins Filho (irmão da juíza Noélia Cavalcanti Martins Rocha).

Na seqüência, serão encaminhados ao TCU o único caso existente no Paraná e os outros cinco verificados no TRT de Campinas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!