Tortura em presídios

Anistia Internacional apresenta relatório sobre tortura em presídios

Autor

16 de outubro de 2001, 14h55

A Anistia Internacional apresentará, na próxima quinta-feira (18/10), novo relatório sobre a tortura e maus-tratos no sistema penitenciário do Brasil. A apresentação será na sala Branca B do Centro Cultural Itaú em São Paulo, às 11h.

O relatório baseia-se em informações colhidas nos últimos três anos por representantes da Anistia Internacional que visitaram cerca de 40 centros de detenção em mais de 10 Estados brasileiros. Nessas visitas, os representantes tiveram contato com familiares e vítimas de tortura, testemunhas, defensores dos Direitos Humanos, policiais, agentes carcerários, ouvidores e médicos-legistas, entre outros.

Para apresentar o relatório, estarão presentes o diretor da seção espanhola da Anistia Internacional, Esteban Beltran, o pesquisador de Assuntos Brasileiros do secretariado internacional da AI, Tim Cahill e Iraci Oliveira dos Santos, mãe de um adolescente vítima de tortura em Xinguara, no Pará. Este caso foi transformado em uma Ação Urgente da Anistia Internacional.

Outras vítimas de tortura, familiares de vítimas e defensores dos Direitos Humanos de diferentes Estados brasileiros estarão presentes para relatarem os abusos sofridos e apresentarem novas denúncias de tortura. Comparecerão, ainda, representantes de ONGs, de entidades de Direitos Humanos e de outras instituições.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!