Coluna do Rio

Novo ministro da Justiça quer restrição ao porte de armas

Autor

20 de novembro de 2001, 12h39

A indicação de Aloysio Nunes Ferreira para o Ministério da Justiça significa um golpe definitivo para os lobistas que defendem o uso de armas no país. Ex-militante de esquerda e adepto do pacifismo, ele detesta pessoas que andam armadas.

Ferreira está disposto a usar toda habilidade política e agilizar, no Senado, um projeto para criar restrições ao porte de armas.

Petrobrás perde

A Marítima Petróleo conseguiu embargar uma concorrência de 200 milhões de dólares. A decisão é da 15ª Vara Cível do Rio. O pedido foi feito porque a Petrobrás estava chamando os interessados para a concorrência através de carta convite.

Agilidade em alta

A ministra Ellen Gracie é recordista de processos julgados no STF. Ela julgou 12 mil processos de janeiro a outubro deste ano. Em segundo lugar, ficou o ministro Néri da Silveira com 11.200 ações solucionadas. Em terceiro, o ministro Maurício Corrêa com 10.900 processos julgados.

No ano passado, o Supremo julgou 93 mil processos. A estimativa é de 120 mil ações julgadas até o fim do ano.

No Rio, o Tribunal de Justiça julgou 760 mil ações de janeiro a outubro de 2001. Do total, 101 mil foram analisados em Varas Criminais. O TJ-RJ deve fechar o ano com 1 milhão de novos processos distribuídos.

Farpas na imprensa

A troca de sopapos entre o JB e a revista Veja está longe de terminar. Depois de ser alvo de uma série de acusações por parte da revista da Editora Abril, o jornal deu o troco à altura. Esta semana, o JB publicou um texto seco, em que predominam os substantivos. Contou a história de Eliana Simonetti, ex-editora de economia da revista, que recebeu R$ 40 mil do lobista Alexandre Paes dos Santos.

Para valorizar a reportagem, com chamada de primeira página, o JB diagramou nas mesmas dimensões a foto do lobista ao lado de Roberto Civita. O assunto ocupou mais da metade da página 3. A Polícia Federal encontrou na agenda do lobista o número da conta bancária da jornalista, assim como valor dos empréstimos concedidos.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!