Em família

Juízes denunciam mais casos de nepotismo na Justiça trabalhista

Autor

12 de novembro de 2001, 18h47

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) denunciou mais casos de nepotismos na Justiça. A Associação entregou,nesta segunda-feira (12/11), ao Procurador-Geral do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, uma representação contra os TRTs do Paraná e Campinas. São cinco casos em Campinas e um no Paraná.

A Anamatra, desde maio, vem investigando os casos de nepotismo, em todos os Tribunais Regionais do Trabalhos.

De acordo com a entidade, foi constatado que em 16 Estados não há nenhum caso de nepotismo. “Ninguém ignora que a prática do nepotismo se generalizou na administração pública, inclusive em todos os ramos do Judiciário. O registro de casos em apenas oito Regionais Trabalhistas é um dado alentador”, analisa o presidente da Associação Hugo Melo Cavalcanti Filho.

Em outubro, a Anamatra revelou os primeiros casos, encontrados na 16.ª Região (Maranhão). Foram divulgados na imprensa os nomes de 13 parentes de juízes daquela Região, sendo quatro do atual presidente da Corte, Alcebíades Dantas.

No dia 8 de novembro, o juiz Alcebíades Dantas entrou com representação no Conselho Superior da Justiça do Trabalho contra o presidente da Anamatra, requerendo a sua punição, alternativamente, pela perda do cargo ou a aposentadoria compulsória pelo fato de ter exigido publicamente providências contra as práticas de nepotismo no Tribunal.

Para Hugo Melo essa representação é uma inútil tentativa de intimidação. “As denúncias prosseguirão nas próximas semanas”, enfatiza.

Veja a lista dos casos de nepotismo

TRT da 15.ª Região (Campinas)

1 – Manoel Carlos de Toledo, marido da juíza Eliana Felippe Toledo;

2 – Désia Estevam de Barros e Silva, mulher do juiz Luiz Carlos Cândido Martins Sotero da Silva;

3 – Cybele Maria Prates de Macedo Cruz, mulher do juiz Eurico Cruz Neto;

4 – Antônio Luiz Silveira Ferreira da Rosa, filho da juíza Maria da Conceição Ferreira da Rosa;

5 – Marcos Mazzuca, filho do juiz Antônio Mazzuca.

TRT da 9.ª Região (Paraná)

1 – Célia Maria Martins da Silva, mulher do juiz Nacif Alcure Neto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!