Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Acesso gratuito

FHC anuncia acesso gratuito à Internet em quiosques dos correios

O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou que, a partir de 2002, as agências dos Correios oferecerão gratuitamente acesso à Internet para os brasileiros que precisam de informações e serviços de órgãos do governo. O pronunciamento foi feito no programa Palavra do Presidente.

"Os cidadãos que têm assuntos para tratar com órgãos do Governo Federal, como pedidos de aposentadoria, impostos, uma questão judicial ou até um projeto do Congresso precisam da Internet". Segundo FHC, cada cidadão poderá ter seu próprio e-mail para mandar e receber mensagens.

No dia 26 de novembro, o Ministério das Comunicações abrirá os envelopes do processo de licitação para escolher as empresas que vão instalar os quiosques eletrônicos nos correios.

No primeiro trimestre de 2002, serão 4 mil quiosques nas cidades com mais de 10 mil habitantes.

Veja a íntegra do pronunciamento de FHC

"Nós vamos garantir a 150 milhões de brasileiros uma das boas conquistas do mundo moderno: o acesso aos serviços da rede mundial de computadores, a internet. E a internet, ao contrário do que ainda se pensa, é de grande utilidade para todas as pessoas.

Os cidadãos que têm assuntos para tratar com órgãos do Governo Federal, como pedidos de aposentadoria, impostos, uma questão judicial ou até um projeto do Congresso precisam da Internet. O estudante pobre também precisa para fazer pesquisas.

E é por isso que o Governo Federal resolveu garantir a brasileiros de baixa renda o acesso à rede mundial de computadores. A partir do ano que vem, os correios começam a oferecer os serviços da internet. E este serviço será de graça, quando as mensagens e consultas dos usuários forem dirigidas a órgãos do Governo Federal.

Em breve, quando você chegar a uma agência dos Correios, vai encontrar um quiosque eletrônico com terminais de computadores que qualquer cidadão poderá usar por 10 minutos.

Logo na primeira vez, o usuário ganhará endereço eletrônico, um e-mail, para mandar ou receber mensagens. Com garantia de privacidade. E preste atenção que isso é muito importante: estamos dando atenção especial aos portadores de deficiência, que vão dispor de acessórios adequados às suas necessidades.

No dia 26, o Ministério das Comunicações abre os envelopes do processo de licitação para escolher as empresas que vão instalar os quiosques. No primeiro trimestre do ano que vem, os Correios montarão 4 mil quiosques nas cidades com mais de 10 mil habitantes. E em seguida estenderão as facilidades do mundo da internet a todos os municípios do país".

Com informações da Agência Brasil e Acontece em Sorocaba

Revista Consultor Jurídico, 6 de novembro de 2001, 11h26

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/11/2001.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.