Qualidade total

Programas de qualidade total chegam a escritórios de advocacia

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2 de novembro de 2001, 16h09

A forte demanda da clientela e as transformações sociais no país estão impondo aos escritórios de advocacia o estudo de táticas e estratégias que vão além da matéria jurídica.

Na busca do aperfeiçoamento, trabalha-se na profissionalização administrativa em que os advogados dividem a gerência com especialistas do ramo para poderem dedicar-se às suas lides em tempo integral – ao mesmo tempo em que promovem seminários e eventos para discutir o assunto.

Na semana passada, o escritório Araújo e Policastro – que mantém programa pioneiro nesse sentido – promoveu em Campos do Jordão (SP) um desses momentos de reflexão. Foi o seu segundo workshop com a finalidade de consolidar o seu projeto de profissionalização no atendimento. O encontro reuniu os 33 integrantes do estado-maior da sociedade.

“Nossa meta é a excelência da qualidade”, explica Luís Fernando Falcão, o administrador responsável pelos projetos de redimensionamento da Casa. “Além da incorporação de novas técnicas de gestão estamos adaptando a introdução de novas tecnologias em nossa rotina”, relata Falcão, revelando que o escritório está se capacitando para consolidar atendimento full service.

A proficiência de um programa pioneiro como o adotado, explica o administrador, garante-se pelo apoio decidido dos sócios fundadores José Theodoro Alves de Araújo e Décio Policastro, que resolveram aproximar a cultura do escritório de Direito Empresarial que dirigem da de seus clientes.

Não foi por outra razão que do encontro em Campos do Jordão participaram também clientes da sociedade. Eles foram convidados para expor suas necessidades e manifestar suas expectativas em relação aos serviços jurídicos que contratam.

Numa linha de trabalho inaugurada pelos grandes conglomerados empresariais, o escritório chamou como palestrantes expoentes de outros setores, que nada têm a ver, diretamente, com a especialidade da Casa. Lá estiveram, desta vez, um maestro e um consultor de empresas.

Entre metáforas e hipérboles, os advogados ouviram a Sinfônica Empresarial do maestro Walter Lourenção e as técnicas de marketing do antropólogo Luiz Almeida Marins Filho.

Na troca de experiências, cada um no seu papel, redescobre instrumentos e meios para tornar sua ação profissional mais efetiva e como atuar em equipe em benefício do conjunto, explica Luiz Fernando Falcão, que define o programa iniciado há dois anos como “um sucesso projetado”.

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, área à qual se dedica há 30 anos, Falcão tem o gabarito de quem pertence à Association of Legal Administrators. Externamente, Falcão conta com o apoio externo da ALB Consultoria, da renomada Anna Luiza Boranga.

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