Engajamento eleitoral

Ajufe quer participação em regras das eleições

Autor

14 de março de 2001, 0h00

Os juízes eleitorais brasileiros querem ser ouvidos na elaboração das regras que norteiam as eleições no país.

Para discutir o assunto foi promovido o 1º Encontro Nacional de Juízes Federais Eleitorais, em Brasília, onde se criou um Colégio Permanente com o objetivo de debater propostas para o aperfeiçoamento da legislação e da Justiça Eleitoral.

O colegiado é presidido pela juíza do TRF da 4ª Região, Luiza Cassalis, integrante do TRE do Rio Grande do Sul.

O evento promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil – Ajufe, contou com a participação de 20 juízes, assim como o ministro Nelson Jobim, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e do senador Amir Lando (PMDB/RO).

A participação da Justiça Federal nas eleições foi defendida por Amir Lando. “Eu defendo a maior participação do juiz federal, inclusive com dedicação exclusiva, pelo menos durante o período eleitoral”, disse o senador.

A partir deste primeiro encontro o evento acontecerá mensalmente, para que os juízes discutam as questões relacionadas à Justiça Eleitoral. Dentre os principais temas em debate estará a questão do financiamento público das campanhas eleitorais. O trabalho desenvolvido pelos juízes durante todo este ano visará um melhor desempenho nas eleições de 2002, onde serão votados 6 cargos públicos.

Revista Consultor Jurídico, 14 de março de 2001.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!