Comando do STF

Marco Aurélio assume a presidência do STF hoje

Autor

31 de maio de 2001, 0h00

O ministro Marco Aurélio toma posse nesta quinta-feira (31/5), às 16 horas, como 37º presidente do Supremo Tribunal Federal. Ele assume o cargo, no lugar do ministro Carlos Velloso, para um mandato de dois anos. Na vice-presidência será empossado o ministro Ilmar Galvão. A solenidade deve contar com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Marco Aurélio, 56 anos, é do Rio de Janeiro. Nas decisões do STF costuma ser voto vencido. Em sua última participação como integrante da 2ª Turma do STF afirmou ser “muito importante, até mesmo em um acórdão, uma outra ótica sobre a controvérsia”.

Em 1996, foi ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, onde comandou as primeiras eleições informatizadas do país. Antes de ser nomeado ministro do STF, Marco Aurélio era ministro togado do Tribunal Superior do Trabalho.

Marco Aurélio formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1973, e concluiu mestrado em Direito Privado, em 1982, na mesma universidade. O ministro integra, desde 1982, o quadro docente do Departamento de Direito da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade de Brasília.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!