Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Discriminação

Atores negros discutem discriminação racial em programas

A discriminação racial é visível nos programas de entretenimento, principalmente na televisão. A constatação é de uma pesquisa inédita feita pelo Ceap sobre relações raciais no Rio de Janeiro. Depois da constatação, a instituição resolveu promover debate do projeto de lei do deputado Paulo Paim (PT-RS), que estipula cotas de participação de atores negros nos elencos de filmes, programas de televisão, peças teatrais e filmes publicitários.

Atores negros, juntamente com representantes do Movimento Negro, estarão reunidos com os deputados, autores de telenovelas, teatro, cinema, filmes publicitários no dia 4 de junho. A mesa redonda será coordenada pelo presidente do Ceap, professor Ivanir dos Santos.

A pesquisa do Ceap não é a única que revela discriminação nas programações. De acordo com estudos produzidos pela USP, nos anos 80, os dados revelados foram significativos: na Dinamarca, a televisão tinha mais aparição de atores negros do que no Brasil. Em uma outra pesquisa de opinião feita por um jornal de grande circulação no país, a maioria dos entrevistados (69%) respondeu que a televisão brasileira discrimina os negros.

Revista Consultor Jurídico, 31 de maio de 2001, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 08/06/2001.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.