Violação em votações

OAB-SP discute violação de sistema em votações eletrônicas

Autor

24 de junho de 2001, 0h00

O tão festejado voto eletrônico que inflou o orgulho nacional nas últimas eleições e, em seguida, derrubou dois senadores é uma discussão que está longe de se esgotar.

E será tema do debate, em São Paulo, entre as Comissões da OAB paulista, de Informática Jurídica e de Direito Político Eleitoral. A discussão acontecerá, na quarta-feira (27/6) e faz parte do segundo painel do seminário “Votação Eletrônica”.

A confirmação da violação do painel do Senado já resultou em propostas para o fim do voto secreto nas Casas Legislativas de todo o país. Também lançou dúvidas sobre a inviolabilidade do voto eletrônico. O problema havia sido apontado pela OAB-SP à Justiça Eleitoral nas últimas eleições.

Para debater o tema, estarão presentes no evento: Osvaldo Catsumi Imamura e Paulo Seiji Nakaya, técnicos da Secretaria de Informática do Tribunal Superior Eleitoral e o advogado Augusto Tavares Rosa Marcacini, doutor em Direito Processual e membro da Comissão Especial de Informática Jurídica da OAB-SP. Os peritos da Unicamp, Álvaro Penteado Crosta e Hamilton Brunazo Filho, que encontraram 18 pontos vulneráveis no sistema de votação do Senado, também participam da discussão.

O evento acontecerá no salão nobre da OAB-SP, na praça da Sé, 385, 1º andar. As inscrições devem ser feitas no atendimento da OAB-SP. As vagas são limitadas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!