Grave suspeita

Polícia investiga mortes em fábrica de agrotóxicos da Shell

Autor

23 de junho de 2001, 0h00

Substâncias agrotóxicas de uma fábrica da Shell, em Paulínia, no interior de São Paulo, podem ter ocasionado a morte de três funcionários com menos de 30 anos. A suspeita foi levantada pela TV Bandeirantes. De acordo com a reportagem, há fortes indícios de que os trabalhadores mortos, nos anos 80, foram contaminados por resíduos de defensivos agrícolas.

Em 1994, a Shell teria admitido a contaminação da área. A Polícia está investigando o caso e deve encaminhar os resultados do inquérito ao Ministério Público. Deputados da Assembléia Legislativa de São Paulo estiveram no local e podem pedir uma CPI para apurar as denúncias feitas pela TV.

Os funcionários José Pedro Neto, Valmir Mendes Pereira e José Donizeti Moraes teriam sido contaminados depois que começaram a trabalhar na fábrica. José Pedro ficou dois anos na fábrica e morreu de insuficiência renal crônica. Donizeti trabalhou oito anos e morreu com câncer de pulmão. A causa da morte de Valmir, que também trabalhou oito anos, não foi determinada no laudo do Instituto Médico Legal, que não descartou, no entanto, a possibilidade de intoxicação.

Um médico especialista da Universidade de São Paulo disse que existem fortes indícios de que os funcionários foram contaminados por substâncias químicas de agrotóxicos. Mas a empresa contesta as suposições. Segundo a Shell, nada há de concreto que possa ser imputado à empresa.

De acordo com a reportagem, uma das substâncias manipuladas à época das mortes dos trabalhadores, o formicida Aldrin, já fora proibida em 127 países em um encontro mundial. O Brasil foi um dos signatários do acordo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!