Bate-papo com o STF

Segunda-feira presidente do STF estará no bate-papo da UOL

Autor

14 de junho de 2001, 0h00

A partir das 16h da próxima segunda-feira (18/6), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio estará na roda de bate-papo da Folha Online do UOL (www.uol.com.br/batepapo) respondendo sobre os grandes temas do momento.

Ministro do STF desde 1990, Marco Aurélio Mendes de Farias Mello completa 55 anos no mês que vem e assumiu a presidência do Tribunal há poucos dias.

Homem de personalidade forte, juiz questionador, Marco Aurélio vem sacudindo a estrutura do principal tribunal do país com o seu ativismo judicial. Criativo, ele investe contra dogmas ilógicos e faz a releitura de interpretações calcificadas que não fazem sentido mas continuam influindo em julgamentos.

Por outro lado, é um ministro que se expõe a críticas e não teme a impopularidade. Desafia o senso comum e aplica o que manda a Constituição observando obrigações e deveres na igual medida tanto para Fernando Henrique Cardoso quanto para Salvatore Cacciola ou Nicolau dos Santos Neto.

Sua independência atemoriza o Palácio do Planalto, mas o embasamento técnico de suas decisões lhe garante profundo respeito da comunidade jurídica.

Ao lado dos ministros Celso de Mello e Sepúlveda Pertence, Marco Aurélio compõe a “jovem guarda” do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!