Napster oficial

Lei de direitos autorais pode sofrer mudanças

Autor

23 de julho de 2001, 17h38

Os eventos musicais gratuitos promovidos por prefeituras poderão ficar isentos do recolhimento de direitos autorais. É o que propõe o projeto de lei 4.429/01, do deputado Ronaldo Vasconcellos (PFL-MG), que altera o artigo 68 da Lei 9.610/98, pelo qual o recolhimento desses valores é regulamentado.

O deputado identifica “uma distorção” na interpretação da lei por parte do escritório central responsável pela arrecadação desses direitos. Segundo Vasconcellos, a legislação se refere apenas à cobrança de direitos autorais dos “empresários”, ou seja, aqueles que exercem atividades lucrativas com a atividade. “Surgiu, então, a pretensão do escritório central de exigir os pagamentos das prefeituras municipais quando realizam espetáculos públicos gratuitos, sem que qualquer aspecto empresarial esteja envolvido”, afirma o deputado.

Vasconcellos salienta, porém, que a isenção de recolhimento de direitos autorais proposta no projeto restringe-se apenas àqueles que estão sob poder de arrecadação do escritório central, sem que sejam atingidos os direitos dos autores.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!