Leite em pó gratuito

Projeto prevê gratuidade de leite em pó para portadoras de HIV

Autor

17 de julho de 2001, 15h50

Leite em pó gratuito para as mães portadoras de HIV. Esta é a proposta do Projeto de Lei 4565/01, apresentado à Mesa da Câmara pelo deputado Luiz Bittencourt (PMDB-GO). O projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Seguridade Social e Família.

A proposta aborda um problema real que aflige as mulheres com o vírus da Aids: a impossibilidade de amamentar seus filhos. O leite, segundo a proposta parlamentar, seria doado por empresas, que teriam suas marcas impressas na embalagem. A propaganda do produto, contudo, seria proibida para evitar o desestímulo ao aleitamento materno.

O deputado assinala que a Norma Brasileira para a Comercialização de Alimentos para Lactentes, ao estimular o aleitamento materno, cria dificuldades para as portadoras do HIV, que recorrerem ao leite em pó como única opção para alimentar seus filhos. “Precisamos considerar que o HIV atinge principalmente mulheres mais pobres e sem as informações básicas para preservar sua saúde a de seus filhos”, observa o autor da proposta.

Após a votação na Comissão de Seguridade Social e Família, o PL será encaminhado às comissões de Finanças e Tributação e de constituição e Justiça e de Redação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!