Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Sucesso que incomoda

Agricultor entra na Justiça contra música que reproduz sua defesa

Por 

Um agricultor do Rio Grande do Sul, que foi absolvido em um processo em que era acusado de roubar batatas, virou tema de música e agora quer indenização por perdas, danos e uso indevido de imagem.

Ele entrou com a ação na 10ª Vara Cível da Justiça gaúcha contra o cantor João de Almeida Neto e a sua gravadora para pedir a proibição da música em emissoras de rádio e televisão.

Também quer a suspensão da venda do CD, que reproduz a sua defesa judicial em versos, feita em 1966, pelo advogado Afif Jorge Simões Filho.

A música chama-se "A Defesa" e foi gravada no CD Coração Gaúcho. O agricultor semi-analfabeto reclama que a letra da música cita seu nome e o de seu pai.

Devido ao sucesso musical, ele foi identificado e os vizinhos da pequena cidade do interior estariam chamando-o de "Juanito ladrão", enquanto as crianças cantam os versos. Por isso, teria deixado de sair à rua, já que não havia contado o episódio nem aos cinco filhos, por ter sido absolvido há muitos anos.

Na ação, está incluída a família do advogado, que já morreu, por ter autorizado a transcrição da defesa do agricultor na música.

A letra em versos de "A defesa" foi incluída em um livro do advogado. A obra é desconhecida pelo agricultor, mas popular nos meios jurídicos.

Com informações do site Yahoo

 é advogado e colaborador da revista Consultor Jurídico em Santa Catarina

Revista Consultor Jurídico, 10 de julho de 2001, 14h15

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 18/07/2001.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.