Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Escolha na OAB

Eleições na OAB nacional acontecem nesta quinta-feira

O novo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) será escolhido nesta quinta-feira (25/01). Concorrem ao cargo o paulista Rubens Approbato Machado, ex-presidente da OAB paulista, e o pernambucano Urbano Vitalino de Melo Filho, vice-presidente do Conselho Federal da OAB.

Paralelamente, em iniciativa inédita, a revista Consultor Jurídico vem promovendo a primeira eleição direta para o cargo no Júri Virtual. O candidato paulista encabeça a enquete, que é aberta a todos os leitores da revista, desde o primeiro dia.

Às 12h desta quarta-feira (24/1), Approbato liderava a pesquisa com 73% da preferência, enquanto Vitalino está com 27% dos votos. Na eleição promovida pela revista votaram 781 leitores.

O leitor Gilberto Marques Bruno elogiou Approbato devido ao trabalho desenvolvido na Secção da OAB de São Paulo. "Ele procurou valorizar a advocacia em todos os seus aspectos", afirmou.

O advogado Raul Haidar disse que o debate realizado na TV Senado "demonstrou com clareza que Approbato é muito melhor que o outro". O leitor José Augusto afirmou que Approbato teve "participação atuante na OAB paulista no debate dos temas mais importantes do momento político e social".

O leitor Edmar Francisco de Aquino, embora não pertença ao quadro da OAB paulista, disse que tem acompanhado o processo eleitoral. "Pelas informações, Approbato concentra mais competência para gerir a OAB", afirmou.

Dois leitores, Milton Meneses e Vera Queiroz, usaram o espaço destinado a comentários sobre a pesquisa para, em vez de defender seu candidato (Urbano Vitalino), fazer acusações e imputar crimes a Approbato.

Nas eleições desta quinta-feira cerca de mil conselheiros que representam a advocacia brasileira nas 27 unidades da Federação participarão da escolha.

Approbato tem o apoio do atual presidente do Conselho, Reginaldo Castro. Vitalino é apoiado pelo presidente do PDT paulista e ex-presidente da OAB de São Paulo, José Roberto Batochio.

O vencedor irá substituir Reginaldo Oscar de Castro e comandar a entidade, que representa os cerca de 500 mil advogados brasileiros e administra um orçamento anual de mais de R$ 100 milhões.

Clique aqui e veja como foi o debate dos candidatos na TV Senado.

Revista Consultor Jurídico, 24 de janeiro de 2001, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 01/02/2001.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.