Novo Código Civil

Advogado critica PT e PDT na votação do Novo Código Civil

Autor

22 de janeiro de 2001, 23h00

Depois de tramitar entre as duas Casas do Congresso Nacional por mais de 25 anos, tendo sido a sua versão primeira votada pela Câmara e posteriormente pelo Senado que o emendou, retornando à Câmara dos Deputados para apreciação das emendas e posterior remessa a sanção presidencial, o Projeto que institui o Novo Código Civil foi finalmente incluído na pauta para discussão e votação final na Câmara nos dias 12 e 13 de dezembro do ano passado.

Logo no início das discussões, o líder do PT Deputado Aloísio Mercadante apresentou proposta de retirada do projeto da pauta, argumentando que a bancada do Partido dos Trabalhadores não estaria preparada para discutir e votar o projeto por falta de tempo hábil para estudá-lo.

O mesmo requerimento foi feito pelo Deputado Vivaldo Barbosa (PDT -RJ), francamente contrário à própria aprovação do Novo Código Civil.

As propostas causaram a indignação do relator Ricardo Fiuza (PFL-PE): “Afirmar que o projeto não foi suficientemente debatido, depois de quase quarenta anos de discussão, sendo 25 só no Congresso Nacional, constitui manifesto desrespeito e desconsideração não só ao trabalho dos nossos colegas de legislaturas passadas, mas à participação e à colaboração de todos os juristas que aqui compareceram durante esse período, configurando, ainda, deboche para a sociedade civil, sempre a achar que os deputados nada fazem. Chega a ser uma irresponsabilidade de nossa parte postergarmos ainda mais a tramitação do projeto”, disse o deputado Fiuza, corroborado em seguida pelos colegas João Castelo, Gerson Peres, Roberto Batochio e Inocêncio Oliveira.

Com toda razão a revolta do deputado Fiuza. O projeto foi amplamente discutido tanto na Câmara como no Senado, com a presença dos mais renomados juristas e de um sem número de representantes da sociedade civil, sobretudo da Ordem dos Advogados do Brasil. Essas discussões tiveram a participação ativa de parlamentares de todos os partidos, inclusive do PT e PDT. Logo, afirmar-se que o projeto ainda precisa ser mais discutido só pode ser entendido como piada, e de péssimo gosto.

Por outro lado, querer discutir a necessidade de um novo código, como externou o deputado Vivaldo Barbosa, só demonstra o mais completo desconhecimento do próprio processo legislativo. Sim, porque o Novo Código Civil já foi aprovado tanto pela Câmara como pelo Senado. O que está em discussão agora são apenas as emendas do Senado e algumas emendas acrescidas pelo relator geral na Câmara. Os dispositivos não emendados já estão aprovados, não cabendo mais qualquer discussão sobre eles.

O discurso pronunciado pelo relator Fiuza, na ocasião, deixou bastante claro todos esses pontos:

“O que compete à Câmara dos Deputados agora será simplesmente acatar ou rejeitar as emendas do Senado, vez que mesmo as alterações que propus foram incorporadas pelo Senado e tornaram-se também emendas senatoriais”.

Quais são então as opções que tem esta Casa: Apenas escolher entre a redação das emendas do Senado, inclusive aquelas posteriormente incorporadas, e a primitiva redação da Câmara.

Não cabe mais proceder a qualquer alteração do texto. Não será possível darmos nova redação a qualquer dos dispositivos.A reabertura das discussões de forma ampla como alguns propõem só servirá para conturbar o processo, uma vez que muitas propostas de alterações substanciais certamente surgirão, quando não poderão ser feitas.

Não é mais possível a esta Casa o acatamento de novas sugestões, em face de já se haver ultrapassada a fase de proposição das alterações ao texto, inclusive nos termos do permissivo regimental antes referido. O que não impede que as novas proposições sejam, após maior análise, transformadas em futuros projetos de lei a serem apresentados durante o período que antecederá a entrada em vigor do novo código.

Essa é a nossa proposta e o nosso apelo, Senhor Presidente! Vamos deixar para reabrir o debate e as discussões de forma ampla e irrestrita a partir do momento que tenhamos condições de atender às proposições que venham a surgir. E isso só poderá ocorrer após a aprovação do projeto pela Câmara, quando, só então, poderemos apresentar os projetos de lei que sejam necessários. Essa é a única forma de alterarmos o texto.

Do contrário, apenas atrasaremos a tramitação para ao final chegarmos à mesma conclusão, ou seja, a de que não nos cabe mais inovar e que alterações no texto somente podem ser feitas através de projetos de lei.

Após muita polêmica, inclusive com acirramento de ânimos entre os deputados Ricardo Fiuza e Vivaldo Barbosa, os requerimentos de retirada do projeto de pauta foram rejeitados e finalmente iniciadas as discussões.

Entretanto, em face do prolongamento dos estéreis debates provocados pelo deputados Vivaldo Barbosa e Aloísio Mercadante e, considerando, o término dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional já no dia seguinte, não haveria mais tempo de se votar o projeto no ano 2000.

Agora, só após o retorno das atividades parlamentares em 15 de fevereiro, é que o projeto voltará a ser discutido pela Câmara.

Esperamos que até lá os deputados do PT tenham tido tempo de examinar todas as emendas e estejam aptos a discuti-las e votá-las!

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!